O ano de 2020 fez todo mundo repensar a decoração de casa. Então, nesse momento tão particular, uma boa solução é investir na iluminação auxiliar, ou seja, aquela que complementa e melhora alguns pontos da casa, como com uma luminária de chão.
Veja também:
- 25 luminárias inacreditáveis encontradas em brechós
- Saiba como escolher a iluminação ideal para uma casa com bebês e crianças
- Como escolher o melhor pendente para cada ambiente da sua casa
Por isso, buscamos evidenciar a pluralidade das luminárias de chão, também chamadas de colunas, que bastam ser conectadas à tomada para contribuir muito com o conforto visual em diferentes espaços.
Iluminação Principal x Auxiliar
A iluminação principal é aquela já bem conhecida em nossa rotina, normalmente projetada por plafons, lustres ou pendentes localizados nas áreas centrais dos cômodos. Ela responde pela luz ampla e geral de um espaço.
Já a iluminação de apoio ou auxiliar oferece mais luminosidade, principalmente, aos cantinhos e áreas em que se faz necessário um reforço ou até mesmo um destaque. Essa é a função da luminária de chão, que também dispensa qualquer tipo de quebra-quebra para a sua colocação, conseguindo se adaptar com facilidade a qualquer espaço, basta conectar na tomada.
Ambientes e modelos mais indicados
Considerada uma iluminação auxiliar, as luminárias de chão que apresentam uma luz direta são usadas como reforço para áreas de estudos, leitura ou trabalho, além de laterais de sofás ou poltronas.
Veja também:
- Iluminação e bem-estar: 7 dicas para transformar o ambiente em um espaço relax
- Dicas de iluminação para fazer sucesso nas lives na quarentena
- Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante
Já os modelos com cúpula proporcionam focos indiretos e suaves, perfeitos para trazer relaxamento e tranquilidade, seja para horas de descanso ou meditação. É uma ótima alternativa para ficar ao lado da cama, por exemplo.
Para sair um pouco da rotina, o uso da luminária de chão em halls de entrada ou salas de TV também é bem-vinda, pois pode tornar o ambiente mais elegante ou se tornar o ponto focal do projeto, de acordo com o modelo eleito. Por fim, quem quer valorizar algum cantinho esquecido da casa, independentemente do cômodo, pode optar por um tipo mais arrojado para fazer toda a diferença.
Luminária de chão: hora de dar uma chance para a peça!
As luminárias de chão ainda são itens pouco explorados, apesar de já ter conquistado bastante espaço no mercado por conta de sua fácil aplicação. Em muitos casos, as luminárias de chão só são lembradas somente no pós-obra, pois são recursos de iluminações auxiliares.
Geralmente, isso ocorre quando o morador já está ocupando o espaço e então percebe a necessidade de um produto que traga mais luminosidade para um ambiente específico ou então pela comodidade de sua aplicação no dia a dia.
Veja também:
- 7 erros na decoração da sala que todo mundo comete
- As 5 coisas que você deve comprar primeiro na decoração da sala
- Corredor: 7 ideias brilhantes para decorar, aproveitar e iluminar o espaço
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br